Rio Maior situa-se no centro de Portugal, a 75 km de Lisboa, 30 km de Santarém e 20 km de Caldas da Rainha. Pertence à Região de Turismo do Oeste; administrativamente é um dos concelhos do distrito de Santarém. Por se encontrar numa zona de transição, ai se percebem influências ribatejanas, a sul, e, da Estremadura, a Norte. A zona Norte do concelho integra-se na área protegida do Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros, da qual também fazem parte as Salinas de Rio Maior.
Apenas a 3 km da cidade de Rio Maior, os visitantes poderão encontrar uma pequena aldeia típica com vista para as salinas, com comércio de produtos tradicionais e zona de restauração.
Estas salinas são fruto de um capricho da Natureza. Uma mina de sal de fonte salina, extensa e profunda, atravessada por uma corrente subterrânea, alimenta um poço de onde se extrai água, sete vezes mais salgada que a do Oceano Atlântico. O documento mais antigo que se conhece data de 1177, mas pensa-se que o aproveitamento do sal-gema já seria feito desde a pré-história.
As salinas constituem assim um autêntico museu vivo onde os métodos de exploração pouco evoluíram ao longo dos seus oito séculos de história.
A Cooperativa, em conjunto com a Câmara Municipal de Rio Maior, promove visitas guiadas gratuitas, desde que marcadas antecipadamente.
Irá receber uma notificação quando este produto estiver disponível
Ocorreu um erro ao registar o pedido de notificação
Pedido de notificação já está registado
Pode guardar o seu carrinho registando-se ou efetuando login.